Atualmente, a maioria das empresas apresenta um modelo de trabalho híbrido, mesclando o trabalho presencial com home office. Mas, esse novo cenário pode trazer alguns obstáculos, especialmente para a liderança. Isso exige um período de adaptação dos líderes para que seja implantada uma boa gestão híbrida que garanta o mesmo engajamento, motivação e performance dos colaboradores.
Afinal, é preciso mesclar elementos da gestão presencial e de um ambiente digital para conseguir a assertividade necessária para gerir e motivar uma equipe híbrida ou totalmente a distância, não é mesmo?
Para te ajudar nesse desafio, separamos 5 dicas práticas para você conseguir aprimorar a sua liderança em ambientes de trabalho diferenciados.
5 dicas práticas para otimizar a liderança em novos ambientes de trabalho
1) Continue praticando os princípios básicos de boa liderança
Provavelmente você já conhece os princípios básicos de uma boa liderança: comunicação transparente e não violenta; empatia; respeito; feedbacks constantes; suporte com as tarefas mais difíceis; mensuração de entregas; etc. Saiba que esses pontos serão sempre a sua base, independente do modelo de trabalho ou ambiente corporativo.
Por exemplo, uma liderança eficiente possui uma boa comunicação com a equipe. Por isso, se estiver percebendo alguma barreira ou dificuldade de se comunicar com a equipe à distância, tente novas ferramentas ou modelos. Uma boa solução pode ser optar por encontros semanais com a sua equipe para discutir o andamento das tarefas, desafios, entregas ou planos para novos projetos. Esse encontro pode ser online ou presencial.
Ou seja, continue colocando em prática os princípios básicos de uma boa liderança e faça adaptações sempre que necessário necessário para o cenário digital.
2) Utilize ferramentas e aplicativos de organização e comunicação
A tecnologia deve ser sua maior aliada em novos ambientes de trabalho. Afinal, você precisa acompanhar o progresso do seu time, planejar estratégias e manter um canal de comunicação aberto independente de onde esteja.
Nesse sentido, utilizar ferramentas, aplicativos e plataformas para otimizar a sua gestão é uma excelente alternativa. Atualmente você encontra diversas opções focadas em gerenciamento de equipes e projetos. Confira alguns exemplos:
- Ferramentas para gestão de metas: Trello, Asana, Fhink, Pipefy e etc;
- Ferramentas para comunicação: Zoom, Google Meet, Skype, Slack, Discord, e-mail, Whatsapp e etc;
- Ferramentas para compartilhamento de arquivos e informações: OneDrive, Google Drive e etc;
3) Estimule a colaboração e apoio entre os colaboradores
Manter um time engajado entre si e com suas tarefas pode ser um grande desafio para equipes remotas ou híbridas. Sendo assim, é preciso estimular a colaboração, apoio e comunicação ativa entre os seus colaboradores para que o desempenho continue positivo, principalmente em equipes que compartilham metas e projetos.
Mas cuidado, você quer criar um canal que seja eficiente e direcionado para atividades, tarefas e temáticas que envolvam o trabalho ou projeto. Por isso, o melhor caminho é utilizar as plataformas desenvolvidas para essa funcionalidade. Um bom exemplo é o Slack, que permite o acompanhamento e controle dos chats além de ser excelente para armazenar arquivos, interações, etc.
4) Feedbacks assertivos são os pilares de uma boa liderança
Agora se tem algo que você não deve deixar de lado de forma alguma, mesmo em ambientes híbridos ou remotos, são os feedbacks assertivos. É através dele que você constrói uma relação de confiança, desenvolvimento e produtividade entre você e os liderados.
Lembrando que é fundamental reservar um tempo para planejar cada feedback, utilizando sempre elementos que demonstrem a mensagem que você quer passar. Seja sobre um elogio ou ponto negativo para melhoria. Vale reforçar também que alguns feedbacks devem ser feitos de forma individual para não desmotivar ou envergonhar um colaborador.
5) Reconheça os esforços de sua equipe
Por fim, outro ponto que acaba sendo deixado de lado em modelos híbridos ou remotos é o reconhecimento e valorização dos profissionais. E todo líder sabe como isso é fundamental para manter a moral e engajamento, seja individual ou da equipe.
Por isso, sempre reconheça os esforços, metas atingidas ou dificuldades superadas de sua equipe. Valorize os pequenos gestos e reforce a importância de cada um dentro do time.
Dica extra Boomee: Planeje a rotação da equipe com antecedência
Em muitos modelos híbridos existe a rotação de colaboradores entre presencial e home office. Uma liderança eficiente sabe que isso deve ser planejado e comunicado com antecedência para evitar transtornos e frustrações.
Uma dica é ter um cronograma já definido para o mês inteiro em uma plataforma que pode ser facilmente acessada por qualquer membro da equipe a qualquer momento. Dessa forma, todos ficam cientes dos dias que deverão ir para o escritório.
Você também pode reforçar essa informação no chat da equipe toda sexta-feira para reforçar a rotação da semana seguinte. Além de evitar faltas, reclamações ou atritos desnecessários, essa simples atitude permite uma organização melhor de cada membro da equipe, colaborando para um bom desempenho no fim do mês.
Gostou das dicas? Para acompanhar novos conteúdos e dicas como essa acompanhe nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.