E-commerce: descubra como melhorar a percepção de valor dos consumidores

Para fechar o mês do consumidor com chave de ouro, nada melhor do que compartilhar  como o nosso ressarcimento digital está ajudando empresas e consumidores, especialmente no e-commerce.

Desafios do e-commerce

Sabemos o quanto pode ser desafiador manter um bom nível de satisfação, engajamento e fidelidade nas compras online. Afinal, no mundo digital as empresas estão separadas apenas por alguns cliques. Além disso, o padrão de consumo também mudou.

Antes as empresas tinham que atrair os clientes através de bons produtos ou preços atrativos. O consumidor ia até a loja onde recebia um atendimento diferenciado, em alguns casos eram oferecidos alguns mimos ou brindes para tornar a experiência ainda mais encantadora, favorecendo a fidelização. 

No e-commerce a briga começa pela atenção do consumidor. Antes de mais nada, a empresa precisa ganhar a “competição” entre inúmeros anúncios, lojas concorrentes, produtos aleatórios, promoções ou cupons.

Depois, a empresa precisa convencer que é de confiança, que possui produtos de qualidade e oferecer uma boa experiência no site, facilitando ao máximo o processo de compra para não perder o cliente durante a jornada. 

Por fim, precisa ter canais de atendimento extremamente ágeis e qualificados. Isso porque o pós-venda será crucial para consolidar uma boa experiência e aumentar as chances de fidelização. É nessa etapa que o consumidor pode amar a sua marca ou espalhar inúmeras reclamações pelas redes sociais. E é exatamente aqui que o nosso ressarcimento digital está conseguindo ajudar as empresas.  

E-commerce: ressarcimento digital como grande aliado do pós-venda

Você já comprou algum produto que veio errado, estragado ou com defeito? Já precisou entrar em contato com a loja pois o produto não foi entregue na data prometida? Como foi a sua experiência durante esse contato pós-venda com a empresa?

Não é difícil vermos consumidores insatisfeitos reclamando nas redes sociais das empresas sobre o SAC que não atende, a troca que não acontece, a entrega que está há dias sem atualização ou o ressarcimento que não chega na conta. E o resultado disso tudo nós sabemos bem: perda de clientes e de receita.

E aqui vale um lembrete crucial: a última etapa do processo é a que fica mais memorável para o cliente, principalmente no e-commerce. 

Por isso, as soluções de boomee estão se consolidando cada vez mais como um excelente suporte para as áreas de atendimento e sucesso do cliente. Entre as ferramentas de ressarcimento digital que disponibilizamos em nossa plataforma, duas são fundamentais para a agilidade do e-commerce: boomee produto e boomee cash. 

Dessa forma, as empresas podem escolher qual das duas é mais assertiva para o modelo de negócio ou estratégia de atendimento ao consumidor. Em ambos os casos garantimos um atendimento de alta qualidade, com profissionais sempre disponíveis para atender os consumidores e finalizar os processos de ressarcimento no menor tempo possível. 

Um bom exemplo é o nosso recorde de ressarcimento: 18 minutos! Isso graças a nossa funcionalidade de pagamento instantâneo que aumentou ainda mais a satisfação dos consumidores. 

Impactos positivos na percepção de valor pelos consumidores

Os impactos de um bom atendimento pós-venda, utilizando o nosso ressarcimento digital e pagamento instantâneo já estão aparecendo. Fechamos 2022 com de NPS 87,3 e inúmeros comentários positivos dos consumidores que utilizaram os cupons boomee:

Esses dados nos mostram como a percepção de valor dos consumidores pode ser alterada positivamente após um bom atendimento e uma solução ágil.

Ainda que o consumidor tenha encontrado algum obstáculo durante a jornada, como um produto com defeito ou estragado, a experiência final foi considerada positiva pois o ressarcimento ocorreu de forma rápida e simples. Direto na conta bancária. 

Isso só reforça alguns pontos para os gestores de e-commerce:

  • A burocracia e os processos engessados podem impactar diretamente a experiência dos clientes. Afinal, nenhum consumidor gosta de esperar 15 dias para receber o reembolso de algum item ou valor. Por mais que isso seja importante para o fluxo de caixa ou processo financeiro da empresa, na prática, isso torna o negócio vulnerável. Especialmente no e-commerce. 
  • Um fluxo de atendimento que faz o consumidor entrar em contato diversas vezes até conseguir uma solução final gera frustração e aumenta os índices de reclamações da marca nas redes sociais. Já o ressarcimento digital e pagamento instantâneo acabam com a morosidade do processo e favorecem bons índices de satisfação e fidelização no e-commerce.  
  • A falta de governança e dados em tempo real podem impactar a qualidade, segurança ou até mesmo os processos do negócio.Por isso é fundamental ter soluções que permitem a rastreabilidade em tempo real e gestão de dados históricos, tudo para fortalecer ainda mais a governança.  
  • Contar com parceiros especializados no ressarcimento digital, como boomee, gera economia para o SAC, reduz os gastos com logística para devoluções no pós-venda, melhora a credibilidade da marca e fortalece a governança através da rastreabilidade em tempo real. 

boomee: o ressarcimento digital feito para seu e-commerce

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os desafios do e-commerce e como o ressarcimento instantâneo pode aumentar a competitividade do negócio, que tal agendar uma demonstração gratuita para seu negócio

Converse com um de nossos consultores e descubra como podemos te ajudar a melhorar a satisfação dos consumidores. 

Algumas marcas que já utilizam boomee como solução para o ressarcimento digital:

clientes boomee

 

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