Foi a partir da necessidade de construir um relacionamento saudável e seguro entre empresas e usuários que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entrou em vigor. E podemos afirmar que a LGPD chegou para ficar.
Mas, sabemos que com as novas mudanças várias dúvidas começaram a surgir, especialmente em departamentos que lidam com a manipulação de dados sensíveis. Um bom exemplo é a área de SAC que trabalha coletando dados pessoais dos consumidores.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse tema tão valioso.
O que significa LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) representou um marco legal de proteção, tratamento e uso de dados pessoais. A lei nº 13.709 foi sancionada no Brasil pelo ex-presidente Michel Temer em 2018 e contém 10 artigos com 65 capítulos.
Seu objetivo principal é proteger as informações pessoais de usuários, determinando como esses dados devem ser gerenciados principalmente por empresas do setor público e privado.
Importância da Lei Geral de Proteção de Dados
Ter uma lei que protege as informações pessoais, inclusive nos meios digitais é essencial nos dias de hoje. Nesse sentido, as mudanças recentes que foram consolidadas com a regulamentação da LGPD trazem benefícios significativos para os usuários.
Um excelente exemplo é a proibição da venda e divulgação de dados (nome, endereço, endereço de e-mail, números de documentos, dados de cadastro e telefones de contato) para terceiros sem o consentimento bilateral.
Ou seja, agora as empresas precisam ser transparentes com os consumidores a respeito dos dados armazenados e sempre solicitar o consentimento para utilização e/ou divulgação.
Orientações para os departamentos de atendimento
Diante de tantas mudanças, as empresas precisam olhar com atenção para as áreas que manipulam os dados dos clientes e consumidores. Seja para evitar o uso indevido das informações, o vazamento por falta de segurança ou até uma exposição desnecessária.
E isso envolve diretamente o SAC e departamentos de atendimento. Isso porque é nesses setores que as empresas costumam registrar dados pessoais que identificam os clientes. Por exemplo: RG, CPF, nome completo, nascimento, endereço, etc.
Ou seja, é fundamental que os profissionais dessas áreas tenham conhecimento da lei geral de proteção de dados, bem como treinamentos para se adequarem às novas diretrizes da lei.
Ações e diretrizes
Nossa orientação para as empresas é criar estratégias adequadas à LGPD, independentemente do porte da organização. Para isso, recomendamos a contratação de um advogado ou profissional especializado na área e que tenha conhecimento para dar as orientações corretas, assim como criar uma política de privacidade direcionada para seu produto ou serviço.
Não considere a contratação desse serviço como um custo, mas sim como um investimento que deixará sua empresa dentro da lei e livre de multas. E o mais importante: nunca copie políticas de privacidade de outras organizações, pois cada empresa possui sua individualidade.
Além disso, tenha em mente que os processos de atendimento e a equipe deverão oferecer transparência sobre os dados coletados e o uso das informações. Também precisarão ter as ferramentas adequadas para registrar o aceite e armazenar o consentimento dos clientes a respeito da coleta, armazenamento e utilização dessas informações.
Riscos e prejuízos
Por fim, vale destacar que a falta de transparência, de consentimento ou de um armazenamento seguro pode trazer prejuízos significativos para o negócio como um todo, e não apenas para a área de atendimento.
Dessa forma, é fundamental que as organizações tenham urgência para se adaptar a esse novo cenário, pois a lei nº 13.709 informa que infrações estão sujeitas a multas:
“Até 2% (dois por cento) do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado no Brasil no seu último exercício, excluídos os tributos, limitada, no total, a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) por infração.”
Boomee e a LGPD
Aqui em boomee nós levamos muito a sério a questão da LGPD. Nossa política de privacidade e cookies foi desenvolvida para oferecer toda a segurança necessária aos nossos clientes e para acompanhar as novas diretrizes da lei.
Nosso aplicativo e site estão alocados em plataformas de confiança que armazenam os dados de forma segura e sem risco de exposições. Tudo para que nossos clientes fiquem despreocupados.
Vale reforçar também que utilizamos as informações coletadas apenas para aprimorar a experiência interna dentro de boomee, sem compartilhar nenhum dado com terceiros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a LGPD, que tal conferir outros artigos do nosso blog?
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