Você sabia que as empresas que valorizam profissionais com diferentes características impulsionam a lucratividade e a criatividade?
Promover a inclusão e diversidade genuína dentro do negócio passa por ter uma visão holística sobre o papel social de cada empreendimento. Na verdade os gestores precisam ter sempre em mente que quando falamos de pessoas nós estamos falando de sentimentos, valores, vivências, individualidades e sonhos. A inclusão se dá ao nível das percepções e experiência.
Ou seja, empresas que realmente se preocupam em incentivar a inclusão e diversidade apresentam responsabilidade social de criar um ambiente igualitário e transformar sua cultura organizacional. Com isso todos serão realmente parte da equipe como membro ativo e com acesso às mesmas oportunidades.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com 03 motivos iniciais para você e seus líderes repensarem a diversidade no ambiente de trabalho. Veja como a sua equipe pode melhorar resultados, relações interpessoais e abrir espaço para igualdade através da inclusão.
Para aprender mais sobre o tema, confira nosso webinar gratuito sobre as Transformações no mercado e o Protagonismo feminino.
Motivos para valorizar a inclusão e diversidade na sua empresa:
1) Atração e retenção de talentos
Com uma sociedade cada vez mais aberta ao diálogo e com tantas vitórias vindas de grupos que há décadas estão lutando por mais respeito e igualdade, é natural que as empresas também tenham que se adequar para sobreviver. Afinal, dentro das novas gerações é cada vez mais comum os profissionais analisarem a cultura organizacional, os valores da empresa e as práticas antes de aceitar um emprego.
E quando falamos de profissionais acima da média, essa questão é ainda mais relevante. Isso porque esses profissionais são mais disputados no mercado e possuem uma certa liberdade para “selecionar” o local de trabalho mais atrativo. E isso envolve uma cultura organizacional bem estruturada, com valores relacionados ao respeito, à inclusão e à igualdade. Isso sem contar as ótimas ações de employee experience, reconhecimento, valorização e espaço para crescimento.
Mas, lembre-se: antes de qualquer coisa, esses talentos tão desejados pelas empresas querem respeito e liberdade de mostrar sua essência, sem ter medo de retaliações ou de serem diminuídos por simplesmente serem quem são.
2) Redução de conflitos
Quando a cultura organizacional está bem estruturada, fortalecida e amplamente divulgada entre os colaboradores, há um entendimento sobre os comportamentos esperados dentro do ambiente de trabalho, certo?
E a base da cultura organizacional das empresas que valorizam a diversidade no ambiente de trabalho acaba sendo, na grande maioria dos casos, o respeito ao próximo! Logo, há um espaço maior para a empatia, a compreensão e o diálogo.
Tudo isso ajuda na hora de reduzir conflitos rotineiros, principalmente quando existe um envolvimento ativo das lideranças.
3) Aumento da produtividade e lucratividade
Segundo pesquisa da McKinsey & Company:
- Empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas são 25% mais propensas a ter lucratividade acima da média;
- Empresas com diversidade étnica e cultural da equipe de liderança são 36% mais propensas a superar seus pares em termos de lucratividade;
É interessante observar que os dados se mostram consistentes há, pelo menos, 10 anos. Isso porque o relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Credit Suisse, em 2012, já mostrava que empresas que possuíam mulheres no conselho apresentavam: maior valor das ações, maior retorno sobre o patrimônio, bem como avaliações mais positivas.
Diversidade nas empresas brasileiras
Por fim, deixamos uma reflexão valiosa: como está, de fato, a inclusão e a diversidade dentro das empresas brasileiras? Quais ações poderiam ser feitas para aumentar o protagonismo da mulher e LGBTQIA+ no mundo corporativo?
Isso é o que vamos debater em nosso webinar gratuito junto com grandes profissionais:
- Neivia Justa: Criadora do #lídercomneivia, #OndeEstãoAsMulheres & #AquiEstãoAsMulheres | Empreendedora | Executiva | Top Voice | Palestrante | Mentora | Professora
- Débora Freitas: Gerente de Programas Corporativos e Employer Brainding no Grupo Boticário | Executiva | Líder Grupo Afinidade Além da Pele
- Nicole da Silva Ferraz: Gestora de Clientes bilíngue na Atento Brasil | Executiva | Líder