Páscoa: como melhorar o SAC e a logística do varejo?

Algumas épocas do ano são marcadas pelo aquecimento nas vendas do varejo. Por exemplo: Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Consumidor, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday e muito mais. Na Páscoa isso não é diferente, afinal, esse é o melhor período para o comércio de chocolates e doces em geral.

E o que todas essas épocas promocionais têm em comum? Simples: um aumento significativo no fluxo de vendas, atendimento, entregas e trocas. E é nesse momento que muitas organizações enfrentam problemas, especialmente quando falamos sobre logística, SAC e ressarcimento.

Na páscoa e no dia dos namorados esse problema pode ser ainda maior. Isso porque existe um aumento considerável na venda de produtos perecíveis, como o chocolate. Mas, a boa notícia é que já existem soluções que geram economia, agilidade e satisfação dos consumidores. Continue a leitura para saber mais.

Dê atenção especial para a logística de produtos perecíveis

Primeiramente, precisamos reforçar que trabalhar com a venda de alimentos ou produtos perecíveis não é tão simples quanto parece. Afinal, o produto precisa estar em perfeito estado de conservação durante todo o processo de produção, empacotamento, envio e recebimento.

No entanto, imprevistos podem acontecer, especialmente com os chocolates. Um bom exemplo é o calor excessivo de algumas regiões do Brasil e de determinadas épocas do ano que podem comprometer a qualidade do produto.

Quando isso acontece, a devolução, o reembolso ou a troca de produtos são coisas inevitáveis. Inclusive, dependendo do contexto e do estado do produto, isso é um direito do consumidor previsto por lei.

Resultado? As empresas começam a receber um alto volume de ligações no SAC para registrar reclamações e pedidos de troca. Além disso, existe um incremento no setor de logística reversa para realizar as novas entregas. Tudo isso representa custo para a organização e insatisfação para o cliente.

Mas, será que é possível encontrar soluções que tragam mais lucratividade e economia quando o assunto é troca ou ressarcimento de produtos perecíveis? Sim!

Muitas empresas estão adotando o ressarcimento digital como alternativa. Com essa solução, os clientes podem receber o reembolso de forma mais ágil e prática, sem a necessidade de aguardar a devolução ou envio de novo produto. Ou seja, menos prejuízos para o cliente e para a própria empresa.

Um bom exemplo são algumas marcas da Lacta que já utilizam boomee para gerar economia com a logística reversa, agilidade no SAC e melhorar a experiência do consumidor.  

Prepare o SAC para grandes volumes de atendimento na Páscoa

Quem trabalha no varejo ou no comércio sabe que a área de atendimento é uma das que mais “sofre” com o aumento de demanda dessas épocas comemorativas e promocionais. Principalmente nas empresas que não fazem gerenciamento de crises no SAC.

Nessas situações, lidar com volumes incrementais de contato no SAC pode ser um grande desafio, tanto para a lucratividade do negócio quanto para a reputação da marca. Por isso, trouxemos algumas estratégias que podem te ajudar a oferecer um atendimento de qualidade e manter a satisfação dos clientes:

  • Amplie a equipe e ofereça treinamentos: uma das estratégias mais óbvias para lidar com o aumento do volume de ligações é ampliar a equipe de atendimento. Contratar novos colaboradores pode ajudar a reduzir o tempo de espera dos clientes e melhorar a qualidade do atendimento é fundamental. Mas, tenha em mente que será necessário oferecer treinamentos para que o time incremental possa manter a qualidade nos processos e atendimentos.
  • Utilize sistemas de autoatendimento e digitalize os processos: sistemas de autoatendimento podem ajudar a reduzir o volume de ligações mais simples. Com esses sistemas, os clientes podem resolver suas demandas sem precisar falar com um atendente. Um bom exemplo é a plataforma de ressarcimento digital de boomee que permite uma aproximação entre SAC e consumidor, onde é possível acompanhar os cupons de ressarcimento, lembretes de utilização, cadastrar dados bancários e consultar o status de reembolso.
  • Monitore as ligações: monitorar as ligações pode ajudar a identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Com essas informações em mãos, a empresa pode ajustar processos e estratégias para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de cada chamada.

Quer conferir mais algumas dicas sobre o tema? Aproveite para fazer o download do nosso ebook gratuito: como preparar o SAC para enfrentar crises

Precisa de economia e agilidade? Conte com boomee!

Agora, se a sua empresa precisa de uma solução prática, que reduza o fluxo de trabalho no SAC e na logística reversa, nós podemos te ajudar!

Com o ressarcimento digital de boomee as empresas melhoram os serviços, reduzem os custos operacionais e encantam os clientes. Isso porque nós garantimos:

  • SAC mais ágil e eficiente: com boomee você reduz estoques, embalagens, armazenagem e processos complexos de rastreabilidade. Ainda tem um time exclusivo de boomee para responder dúvidas dos consumidores sobre ressarcimento. Isso mesmo, menos custo e mais praticidade para todos.
  • Simplicidade no uso: o consumidor só precisa comprar o produto em qualquer estabelecimento comercial e tirar foto do QR code da nota fiscal para receber o cash back na conta corrente. E o melhor, sem precisar baixar nenhum aplicativo.
  • Pagamento instantâneo: e com boomee Cash é possível fazer depósitos de qualquer valor, 24×7, com total rastreabilidade e governança, quando o consumidor informar os dados bancários em um ambiente seguro.

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