Hábitos de consumo na compra de supermercado: confira insights valiosos para seu negócio

Manter a sua equipe atualizada sobre as tendências e os hábitos de consumo na compra de supermercado é uma excelente estratégia para aprimorar vendas, marketing ou até mesmo atendimento. Isso porque é através desses dados que surgirão insights valiosos que poderão ajudar a entender ainda mais sobre o perfil do seu consumidor. 

E para te ajudar, vamos compartilhar alguns dados valiosos que encontramos em nossa pesquisa sobre hábitos de consumo em supermercados. Aproveite!

Pesquisa boomee: hábitos de consumo em supermercados

Em nosso levantamento identificamos alguns hábitos e comportamentos de consumo que podem ajudar no planejamento das empresas. Por exemplo, ao saber que 45% das pessoas consideram ir ao supermercado uma atividade familiar, é possível criar experiências que sejam atrativas para esse público, aumentando a fidelidade dos consumidores com determinados mercados. Isso sem contar que a equipe de marketing pode pensar em campanhas e chamadas com uma perspectiva familiar. 

Confira mais detalhes sobre os hábitos de consumo descobertos: 

  • Em média, 20% das pessoas definem suas compras dentro do supermercado;
  • Apenas 1 em cada 4 pessoas planejam ir ao mercado toda semana;
  • 38% das pessoas buscam os melhores preços e/ou promoções exclusivas;
  • A maioria não possui lealdade com nenhum estabelecimento, priorizando sempre aquele com o melhor preço;
  • Parte considerável das pessoas desconhecem o preço dos produtos antes de entrar em um estabelecimento;
  • Para 20% das pessoas, o valor final da compra só é descoberto na hora do pagamento;
  • Somente 1 em cada 10 pessoas estipula um orçamento máximo para suas compras. Entre esse grupo seleto, um número significativo de pessoas está disposta a deixar itens para trás no caixa caso o orçamento chegue ao seu limite;
  • Todos os consumidores dão preferência para marcas favoritas ou conhecidas.

Mudanças importantes nos hábitos de consumo brasileiro nos últimos anos

Segundo um estudo realizado pela Kantar, 73% dos brasileiros mudaram a maneira de consumir nos últimos anos devido ao aumento dos preços. Seja pelos reflexos da pandemia de COVID ou pela crise financeira que a maioria da população passou, ou ainda passa.

Um grande destaque nessas mudanças foi a preferência por múltiplos canais, provando mais uma vez que estratégias assertivas de omnichanel realmente funcionam. Outro ponto interessante é que as vendas pelo e-commerce sofreram uma estagnação no primeiro trimestre de 2023.

Além disso, a grande maioria dos brasileiros estão optando por embalagens menores em suas compras já que elas são mais em conta. O que justifica o aumento das pequenas idas ao mercado.

Quanto às compras para o abastecimento do mês, nos primeiros dez dias ela ganha força especialmente entre compradores de 30 a 49 anos com foco em marcas mais econômicas. Já as marcas mais tradicionais estão presentes nas compras de abastecimento mensal entre maiores de 40 anos durante o 11º e o 20º dia. Enquanto no restante do mês as marcas econômicas voltam a ganhar destaque e quem lidera o consumo são pessoas maiores de 50 anos.

Quais tendências mais se destacaram em 2023?

Por fim, vale a pena ressaltar as tendências de consumo que estão ganhando força no setor de supermercados e que pode potencializar o resultado das empresas: 

  • Prioridade pelos mercados que estão com melhores preços e promoções; 
  • Compras em múltiplos canais: sites, app, telefone e loja física;
  • Fidelização de clientes através de promoções, bom atendimento e estratégias omnichannel;
  • Atendimento eficiente, aliado com as novas tecnologias de chatbot e inteligência artificial;

Vale reforçar também que os consumidores estão mais conscientes e exigentes sob diversos aspectos. No contexto financeiro, essa seletividade se deve pela crise econômica e redução do poder de compra. Mas também existem outros interesses que estão gerando mais conscientização na hora de fazer a compra do mercado: busca por uma vida mais saudável e por alimentos naturais; e a educação ambiental que reforça a importância de um consumo mais sustentável.

Ou seja, as empresas que se adequarem a esses novos hábitos e interesses dos consumidores com certeza ganharão cada vez mais espaço no mercado. 

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