Planejamento financeiro empresarial: 4 dicas práticas para seu negócio

Apesar de parecer chato e complicado, o planejamento financeiro empresarial é um grande aliado dos gestores e um alicerce essencial para todos os negócios. Afinal, é ele que mostra informações sobre a saúde financeira, os recursos disponíveis para investimento, o montante dos custos mensais e onde estão as oportunidades de crescimento.

E aqui vale um lembrete importante: o planejamento financeiro não deve se limitar apenas aos números de despesas e receitas, combinado? Ele é muito mais profundo e deve envolver um conjunto de cálculos, análises e estratégias para potencializar o resultado da organização.

Para te ajudar nesse processo, separamos 4 dicas fundamentais que facilitarão o seu planejamento financeiro. Agora, se você quiser um conteúdo mais completo, especialmente para a área de atendimento ao cliente, confira nosso webinar sobre Planejamento Financeiro para SAC.

1) Reserve verbas distintas para cada setor, incluindo o SAC

A primeira dica é separar as verbas por setor. Dessa forma, fica mais fácil fazer uma gestão financeira saudável. Isso sem contar que todas as áreas acabam sendo beneficiadas com margem para crescimento.

Lembre-se que isso também inclui o SAC e áreas de atendimento ao cliente. Afinal, esse setor é um valioso canal de comunicação e pode trazer grandes resultados para o negócio.

Por isso, sempre reforçamos a importância de utilizar o SAC como uma ferramenta estratégica. Não apenas para conhecer melhor os clientes ou oferecer experiências diferenciadas, mas também para identificar pontos de melhoria nos produtos e serviços, favorecendo uma lucratividade ainda maior.

2) Faça a projeção das despesas e receitas em seu planejamento financeiro empresarial

Aqui vale uma dica de ouro, lembra que falamos para separar verbas distintas para cada setor? Então, o levantamento de despesas e receitas também deve começar segregando os valores individuais dos setores.

Para isso, o responsável financeiro deve conversar com os outros gestores e listar todos os itens. Sejam despesas fixas, variáveis, necessidades de novos investimentos, possíveis ações que serão executadas ou até mesmo receitas esperadas em cada área.

Com esse levantamento, o financeiro consegue ter uma dimensão real de todo o cenário da organização. Ou seja, o planejamento financeiro fica bem próximo da realidade, evitando erros ou gastos elevados que não estavam planejados.

Ao finalizar essa etapa, o financeiro pode realizar as aglutinações. Com isso, é possível formular previsões sobre custos, receitas, investimentos, faturamento necessário e perspectiva de crescimento para o próximo ano.

3) Evite cortes excessivos e valorize investimento em inovação

Sabe aquela ideia clássica de que economia é corte de gastos? Então, ela não é 100% verdadeira. Inclusive, esse é um dos erros mais comuns na hora de preparar um planejamento financeiro empresarial.

Isso porque alguns investimentos são necessários para otimizar processos, melhorar a satisfação dos clientes e gerar economia a longo prazo para o negócio. Para entender melhor esse tópico, confira os ensinamentos de Luiz Mar, Gerente Financeiro:

4) Inclua ações para desenvolvimento da equipe

Por fim, os gestores não podem esquecer de adicionar previsões e valores necessários para desenvolver, valorizar e promover os colaboradores. Sabemos que uma empresa que busca crescimento e diferenciação no mercado, precisa investir em capital humano.

E esse investimento vai desde novas contratações, até treinamentos, cursos e ações internas que promovam bem estar, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Para as áreas de atendimento e SAC essas previsões com a equipe são de extrema importância uma vez que os colaboradores acabam sendo o principal contato do cliente com a marca. Ou seja, quanto mais qualificados e motivados os profissionais estiverem, melhor para os resultados do negócio.

Além disso, o SAC pode precisar de contratações extras em momentos sazonais onde ocorrem grandes campanhas promocionais como, por exemplo, na Black Friday. E essas previsões sazonais de contratação e treinamento também precisam aparecer no orçamento, combinado?

Gostou do conteúdo? Para continuar aprendendo sobre o assunto, aproveite para conferir esse artigo: Como está o planejamento financeiro para o seu SAC?

Deixe um comentário