O Banco Central do Brasil estará lançando em 16 de novembro de 2020, para o público em geral, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) PIX, que promete ser um divisor de águas dentro do sistema de pagamentos no país.
O que é?
O sistema PIX conectará todas as contas correntes em uma rede de compartilhamento possibilitando transferências instantâneas entre estas contas.
O projeto PIX teve início em 2018, com a criação o Grupo de Trabalho (GT) Pagamentos Instantâneos, liderado pelo Banco Central. O GT fundamentou este processo de modernização do sistema financeiro em 4 pilares: Inclusão, Transparência, Competitividade e Educação Financeira.
Quando estará disponível?
A partir de 5 de Outubro, será disponibilizado ao público acesso aos sistemas para que haja uma familiarização com os processos e seus termos. Também nesta data será possível cadastrar sua CHAVE PIX, que será a identificação sua para enviar e receber dinheiro. Você poderá usar seu CPF, CNPJ, número de celular ou endereço de e-mail como chave. Com o uso da chave, não haverá necessidade de informações sobre nome do banco, conta e agência.
Vantagens?
Dentre as grandes novidades do PIX está a capacidade de pagamentos e transferências instantâneas 24 horas por dia, 365 dias do ano, através de ações que devem levar menos de 10 segundos. Pensando hoje nas formas tradicionais de transferência de recursos, como DOC e TED, é uma evolução significativa.
Considerando que o pagamento móvel via app cresceu 49%, muito impulsionado pela pandemia do Coronavírus, não há dúvidas de que este serviço tem o potencial de atender às necessidades emergentes de novas formas de transações financeiras. Um exemplo disso é a previsão do grupo de trabalho de que os pagamentos instantâneos ultrapassem, em 10 anos, o volume dos pagamentos em dinheiro.
Nós também estamos evoluindo
Boomee estará oferecendo aos seus clientes e consumidores finais mais esta modalidade de transferência, após a confirmação da compra do produto ressarcido. Assim ampliamos a capacidade e segurança das transações, reduzindo ainda mais os custos operacionais e agilizando os recursos para os consumidores finais.