Sabemos que o trabalho remoto não é, de fato, uma novidade em alguns setores da economia. Mas, as mudanças ocasionadas pela pandemia do COVID-19 possibilitaram a implementação desses novos modelos de trabalho na maioria dos negócios que até então não cogitavam tal mudança. Como consequência positiva dessas transformações, podemos notar uma abertura ainda maior para uma crescente participação das mulheres nas empresas.
Em conteúdos anteriores já comentamos a importância da inclusão e diversidade nos negócios e os impactos positivos do protagonismo feminino para as organizações. Hoje falaremos um pouco mais sobre esse novo cenário que tende o favorecimento das mulheres.
A flexibilidade para conciliar vida profissional e pessoal
Apesar das grandes conquistas e transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas, as mulheres continuam responsáveis pela maioria das atividades domésticas. Seja a organização da casa, compras do mercado ou até mesmo o cuidado com os filhos. Por isso, na maioria dos casos essas mulheres encontram dificuldades na hora de consolidar uma carreira que exige um trabalho totalmente presencial.
Com a chegada dos novos modelos esse cenário muda e abre portas para que essas mães possam conciliar melhor suas atividades. Aqui vale reforçarmos a citação da Débora Freitas, Gerente de Programas Corporativos & Employer Branding no Grupo Boticário, que trouxe pontos importantes do tema em nosso webinar:
“Muito importante esses modelos de trabalho: teletrabalho e trabalho remoto porque para quem é mãe, você poder vivenciar a maternidade como se deve, inclusive em uma conferência/reunião de câmera fechada e amamentando o seu filho deve ser algo surreal e que minha mãe, por exemplo, não teve, minha avó, minhas tias, não tiveram […]
E fora a questão da flexibilidade de você se organizar para ter qualidade de vida. Hoje você consegue fazer uma atividade física, você consegue ter um tempo para ir ao cinema, ir à um show nem que seja através de uma tela, você consegue inclusive organizar o período escolar do seu filho para que ele fique meio período. Hoje você tem essa escolha porque está em casa. Antigamente você tinha que deixar integral porque não tinha com quem deixar.[…]
Então acho que aqui tem uma questão do quanto esses modelos atuam como uma rede de apoio para resgatarmos aquilo que nós mulheres abrimos mão durante muito tempo.”
Para conferir todos os pontos debatidos em nosso webinar, é só clicar aqui.
Trabalho remoto: o grande aliado das oportunidades sem fronteiras
Outra vantagem que favorece a participação das mulheres no mercado de trabalho é a possibilidade de se candidatar para vagas em outro estado ou cidade. Afinal, com os novos modelos 100% remotos muitos profissionais não precisam mais realizar grandes mudanças ou renunciar à sua rotina e família. E aqui vale reforçar que isso beneficia inclusive aqueles profissionais que moram mais afastados ou em locais com pouca oferta de trabalho.
Ou seja, o trabalho remoto traz esperança e expande horizontes para que as mulheres possam reconstruir suas carreiras sem precisar sair do seio familiar. Para exemplificar, trouxemos um pouco do relato da Nicole Ferraz, Gestora de Clientes Bilíngue na Atento Brasil, que também participou do nosso webinar.
Segundo a Nicole, as transformações no modelo de trabalho trouxeram ganhos tanto para as empresas quanto para os profissionais. Afinal, tudo isso permitiu uma conexão maior entre os negócios e as pessoas capacitadas e dispostas a trabalhar:
“Eu tenho hoje funcionários no Rio, na Bahia, no Amazonas, em todo lugar. Então às vezes aquela mão de obra ou aquela pessoa interessada em trabalhar comigo não está perto de mim. E ela não ia trabalhar. E eu vou lá e consigo trabalhar todas as possibilidades.
Na verdade, foi muito mais ganha ganha do que ganha perde. Isso porque você consegue dar oportunidades. O que eu faço aqui às vezes não tem em outra região, mas lá tem pessoas plenamente preparadas. E o teletrabalho permite isso.”
Crescimento profissional e plano de carreira
E tem mais, essa flexibilidade toda aumentou o reconhecimento e a participação das mulheres em novos processos seletivos, visando cargos mais altos. E foi exatamente isso que aconteceu com a Débora Freitas:
“Temos muito mais oportunidades e ganhos sob a perspectiva de carreira e eu sou uma prova viva disso. Talvez eu não estivesse hoje na cadeira que eu estou, no Nordeste, se fossem nos modelos antigos, né.”
Por fim, não podemos deixar de mencionar outro fato interessante: o interesse e atuação crescente das mulheres em áreas que até então tinham pouca abertura para a atuação feminina como, por exemplo, tecnologia, engenharia e logística.
Aprenda mais sobre a participação das mulheres nas empresas
Gostou do tema? Lembre-se que você pode conferir o conteúdo completo do nosso webinar. Você aprenderá mais sobre a participação das mulheres nas empresas e as transformações do mercado com 03 grandes profissionais. Para assistir é só clicar aqui, preencher seu cadastro e acessar o link que será enviado no seu e-mail.