Conheça a low touch economy, tendência que ganha cada vez mais espaço no dia a dia dos consumidores e empresas
Antes de mais nada, vale ressaltar que a pandemia do novo coronavírus trouxe medidas de segurança rigorosas para diminuir o avanço do vírus. Dentre elas, o isolamento e distanciamento social que mudaram completamente a nossa rotina. E não demorou muito para essa realidade fortalecer tendências digitais como a low touch economy.
Hoje muitas atividades profissionais acontecem em casa. As reuniões familiares são através de videoconferência. Eventos e festas foram adiados no mundo inteiro. O delivery passou a atender praticamente todos os tipos de estabelecimentos.
Como você sabe muita coisa mudou, mas é importante observarmos que todas essas novas práticas possuem algo em comum: o baixo contato. Isso mesmo, em 2020 aprendemos a conviver com uma realidade onde a regra principal é respeitar o distanciamento.
Por isso, neste artigo falaremos melhor sobre a low touch economy. Vamos te explicar o seu significado e benefícios. Afinal, será que ela chegou para ficar?
O que é low touch economy?
Low touch economy ou economia de pouco contato é o conjunto de relações comerciais que são viabilizadas com o mínimo de contato físico. Ou seja, através de interações digitais, a empresa e o cliente conseguem estabelecer um vínculo ou fechar uma compra, seja de produto ou serviço.
Em outras palavras, essas relações podem ser totalmente virtuais ou ter uma breve interação física. Tudo depende do tipo de negócio e das regras estabelecidas na região.
Desse modo todos saem ganhando. Os negócios conseguem sobreviver de forma sustentável mesmo diante de crises, ao mesmo tempo em que a saúde dos colaboradores e clientes fica preservada.
Vale lembrar que a low touch economy não é um assunto novo. Afinal, o avanço da tecnologia já vem transformando nossa rotina há anos. Isso fica claro, por exemplo, quando pensamos nos bancos.
Até pouco tempo tudo era feito nas agências bancárias. Agora, raramente as pessoas precisam ir até o espaço físico para solucionar problemas, conversar com gerentes, realizar pagamentos de boletos ou transferências.
Mas, conforme a pandemia ganhou força, muita coisa mudou. As medidas repentinas por causa do isolamento social obrigatório impulsionaram essa tendência digital.
Vantagens de um modelo econômico focado no distanciamento social
Como resultado positivo, além de frear o contágio do COVID-19, esse formato de consumo possui um grande valor para todas as partes da sociedade:
Para empresas
- Possibilitam a sobrevivência e crescimento do negócio
- A digitalização permite a expansão para novas regiões
- Diminuição e redirecionamento de gastos
- Contato digital e personalizado com cada cliente
Para trabalhadores
- Preserva a saúde física
- Permite um trabalho mais flexível com adaptações na rotina
- Melhora a qualidade de vida
- Facilita trabalhos remotos como freelance para complementar a renda
- Abre novas oportunidades de trabalho no mercado para combater o desemprego
Para o cliente
- Preserva a saúde física
- Oferece comodidade e segurança
- Variedade de produtos e serviços em plataformas digitais
- Ofertas e programas de fidelização diferenciados
- Novas soluções de serviços digitais que facilitam a rotina
Será que essas mudanças são temporárias?
Provavelmente grande parte das mudanças que presenciamos em 2020 serão mantidas nos próximos anos. É claro que existem desafios e problemas trazidos pela pandemia. No entanto, não podemos negar os avanços significativos da tecnologia.
Em primeiro lugar, as adaptações das empresas ao redor do mundo trouxeram novidades interessantes. Coisas que pareciam distantes como, por exemplo, a preferência pelo trabalho remoto, processos de recrutamento e seleção à distância ou até mesmo teleconsultas agora fazem parte da vida de muitas pessoas.
Em segundo lugar, o baixo contato tem incentivado o surgimento de novos modelos de negócio. Soluções inovadoras foram criadas para facilitar a vida das pessoas ao longo desses meses.
Isso mesmo! Essas empresas digitais movimentam a economia, geram oportunidades de emprego e melhoram a experiência dos consumidores.
Por isso, é difícil deixar de lado os impactos positivos da low touch economy. E você, qual é a sua opinião sobre o assunto? Acredita que essa tendência é passageira ou que veio para ficar definitivamente?
Boomee: auxiliando você a se conectar com o consumidor de forma inteligente e sustentável
Sabemos que nessa época muitas pessoas vão para as ruas comprar presentes e comidas para as festas de fim de ano. Entretanto, não podemos deixar de lado as regras de distanciamento social, uma vez que elas ajudam a preservar nossa saúde!
Pensando nisso, nós desenvolvemos uma solução inovadora a fim de facilitar o ressarcimento de bens de consumo.
Enfim, quer descobrir mais sobre o nosso sistema e benefícios? Basta clicar aqui, estamos prontos para te ajudar!