Como a inovação tecnológica está otimizando o ressarcimento de produtos?

Em artigos anteriores falamos sobre o significado do ressarcimento digital e como o ressarcimento pode melhorar a satisfação do cliente. Agora, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre como a inovação tecnológica está transformando o ressarcimento de produtos, permitindo que ele seja uma estratégia cada vez mais ativa dentro das organizações. 

Descubra como ter mais lucratividade e reverter experiências ruins em algo positivo para seus consumidores. É só continuar a leitura até o final. 

1) Ampliação de atendimento através de plataformas digitais

Com o avanço das plataformas digitais muita coisa mudou. Hoje conseguimos ter praticamente todos os tipos de serviço na palma da mão e com apenas alguns cliques. E seguindo essa mesma linha de praticidade, o ressarcimento de produtos também encontrou no meio digital uma excelente forma de aproximar o SAC dos consumidores.

E não só isso, esse novo formato também permitiu o encurtamento da distância entre marcas e consumidores. 

Isso porque as plataformas de ressarcimento digital permitem que as empresas atendam todos os clientes, independente da região que eles se encontram. Se antes era quase inviável ter operações de logística reversa para atender comunidades ribeirinhas ou de cidades extremamente afastadas, hoje é possível oferecer toda a qualidade e agilidade que seus clientes merecem. 

Ou seja, mais satisfação para o cliente e mais economia para o negócio. 

2) Agilidade na comunicação

Infelizmente ainda é comum ver os consumidores ligando várias vezes para o SAC das empresas em busca de soluções para a devolução do dinheiro ou troca de produto com defeito. Isso sem contar aqueles que acabam desistindo dos processos morosos e, cheios de frustração, começam a fazer inúmeras reclamações nas redes sociais. 

A falta de canais de comunicação eficientes geram ainda mais insatisfação nos clientes e pioram a reputação da marca. Por isso, os gestores precisam ter ferramentas que ofereçam uma comunicação assertiva e resolutiva. 

É o caso do ressarcimento digital. Aqui em boomee nós temos uma equipe de atendimento sempre disponível para esclarecer dúvidas dos consumidores e auxiliar em todo o processo de ressarcimento digital. Nosso trabalho é focado em resolutivas rápidas e simples para que os consumidores fiquem satisfeitos e convencidos de que a experiência valeu a pena. 

Para isso, utilizamos plataformas de comunicação digital que nos mantêm conectados diretamente com quem realmente importa: os consumidores. Através da nossa plataforma, é possível acompanhar o cupom de ressarcimento, agendar lembretes de utilização e conferir o status da solicitação. Tudo em um só local!

3) Inovação tecnológica: open banking e pagamento instantâneo

O open banking é uma iniciativa que permite o compartilhamento de dados financeiros entre diferentes instituições, como bancos, fintechs e outras empresas do setor financeiro. Essa abertura de dados pode trazer benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas. 

Nesse sentido, o compartilhamento de dados pode agilizar o processo de ressarcimento digital, permitindo que as empresas façam a devolução do valor de forma mais rápida e eficiente. Com acesso a informações precisas sobre as transações, as empresas podem fazer a devolução de forma mais ágil e eficiente, sem a necessidade de esperar a confirmação de outras instituições financeiras.

Por fim, outra inovação tecnológica que traz benefícios significativos para o ressarcimento digital é o pagamento instantâneo. Por isso, nossas soluções de boomee já utilizam esse modelo de pagamento para garantir que o consumidor receba o valor o mais rápido possível. 

Graças a essa inovação tecnológica já registramos um novo recorde para finalizar um ressarcimento: 18 minutos! Basta o consumidor informar os dados bancários e utilizar o cupom boomee que nós enviamos o dinheiro para a conta. 

4) Aumento da percepção de valor na etapa final da jornada

Todas essas transformações digitais permitiram um avanço significativo na experiência do consumidor e no modelo de ressarcimento. Hoje as empresas já conseguem oferecer soluções seguras, práticas e rápidas que fogem totalmente dos processos burocráticos. 

E o resultado disso tem se mostrado extremamente vantajoso: consumidores cada vez mais satisfeitos com as marcas. Afinal, ainda que tenham encontrado alguma dificuldade no caminho, o último contato da jornada foi positivo e eficiente. 

Por isso, reforçamos a importância dos gestores olharem o pós-venda com mais atenção, especialmente os processos de troca e ressarcimento. Além de existirem excelentes oportunidades de economia e lucratividade através do ressarcimento digital, também há um ponto de contato que definirá a maneira como o seu consumidor lembrará da marca: 

  • Ágil, moderna, humanizada e que se preocupa em resolver o problema do cliente;
  • Burocrática, morosa, desorganizada e que não consegue finalizar o processo de reembolso.

Em qual dos dois lados a sua marca vai ficar?

Lembre-se que com o ressarcimento digital você também entrega segurança e rastreabilidade em tempo real. Além de fortalecer a governança do negócio e manter todo o histórico dos dados, você entrega ainda mais credibilidade ao mercado.  

Para conhecer na prática como funciona o ressarcimento digital e como as soluções de boomee podem te ajudar, é só agendar uma demonstração gratuita. Faça parte dessa inovação tecnológica para transformar experiências e encantar clientes. 

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