Você sabia que o ressarcimento digital de boomee favorece um consumo mais sustentável e colabora para a redução de carbono no Planeta?
O Dia Mundial do Meio Ambiente está chegando e nós precisamos falar sobre esse assunto tão importante que impacta diretamente nossas vidas e as futuras gerações. Para começarmos, temos uma pergunta importante: você já ouviu falar em consumo sustentável?
Uma pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que 85% dos brasileiros sentem-se melhor utilizando produtos sustentáveis. E essa preocupação não é por acaso. Afinal, segundo a Global Footprint Network, precisamos de 1,7 planeta para sustentar o nosso padrão de consumo.
E para você entender melhor sobre o assunto, trouxemos alguns dados que exemplificam a importância do consumo sustentável. Confira:
10 bilhões de habitantes em 2100, e agora?
Em 2021, a Pegada Ecológica Total do planeta aumentou 6.6% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade da Terra de se recuperar apenas 0,3%. Ou seja, se nenhuma medida for tomada, a longo prazo teremos recursos escassos.
Leonardo Lima, fundador e CEO da Dreams and Purpose Consulting, afirma que diante da situação que vivemos e com uma população crescente, que chegará a 10 bilhões de habitantes em 2100, a forma que estamos utilizando os recursos do planeta passou a ser crítica e necessita ser repensada:
“Torna-se fundamental cada empresa entender seus impactos positivos e também os negativos. Uma vez mapeados os aspectos negativos da geração de valor de cada empresa, urge buscar formas de mitigá-los ou mesmo eliminá-los. Não será possível ter empresas que desconhecem e não atuem sobre suas externalidades negativas. Elas definirão não somente a sobrevivência da empresa, mas também definirão em que planeta viveremos no futuro”
A sua atitude também faz diferença!
Entretanto, Leonardo Lima também ressalta que não é só preciso que as empresas façam o seu papel, mas também o consumidor. Isso porque apesar de existir um aumento na preocupação e desejo de consumo mais consciente, nem sempre as pessoas colocam tais pensamentos em prática.
Por isso, ele reforça a seguinte reflexão:
“Quando você sai de casa ou compra pela internet, você tem a lista das empresas que são consideradas sustentáveis para poder prestigiá-las na sua decisão de compra?”
Leonardo acredita que enquanto não tivermos essa resposta na ponta da língua, teremos um abismo entre o que as pesquisas com consumidores nos mostram e a dura realidade que vivemos.
Ou seja, precisamos valorizar cada vez mais as empresas que prezam pelo cuidado com o meio ambiente através de um consumo sustentável.
Pensando nisso, nós de boomee começamos a investir ainda mais em soluções que façam alguma diferença real, envolvendo desde o consumidor até o meio ambiente. Dessa forma, nasceu o projeto boomee Carbono Zero.
Projeto boomee Carbono Zero e o consumo sustentável
Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolvemos uma metodologia e MVP da ferramenta de medição do CO2 economizado em uma operação de ressarcimento de produtos.
Nosso objetivo é calcular uma estimativa da redução da pegada de carbono para cada ressarcimento realizado com boomee em contraposição ao modelo de ressarcimento tradicional. Confira a explicação do nosso CEO e fundador, Vanildo Oliveira:
“O modelo projeta, a partir do trajeto CEP de origem da amostra a ser enviada como ressarcimento e o CEP da consumidora, a distância e os possíveis modais de transporte, calculando a projeção de CO2 que seria gerado. Considerando todos os ressarcimentos com boomee, estima-se a economia de aproximadamente 2.680 kg de CO2”
Como funciona na prática?
Imagine que a consumidora Maria, moradora de Manaus (AM), comprou um pacote de macarrão de uma marca que ela conhece e confia. Ao abrir o pacote, percebeu que o produto estava fora dos padrões. Prontamente, ela ligou para o SAC da empresa, que tem sede em São Paulo (SP), e o processo de ressarcimento foi autorizado.
Um prestador de serviço foi acionado, o produto foi embalado, um veículo seguiu com o pacote de macarrão até o aeroporto de Guarulhos, que foi despachado para o aeroporto de Manaus.
Na capital do Amazonas, outro parceiro retirou o pacote e o levou de automóvel até a residência da consumidora, completando uma jornada de mais de 3 mil quilômetros. Todo o percurso gerou cerca de 1,4kg de CO2.
Com o projeto Carbono Zero, boomee faz um ressarcimento que mitiga a pegada de carbono. Conforme reforça Vanildo:
“Eliminamos problemas complexos de logística, reduzimos a pegada de carbono e incentivamos o comércio local. Desta forma, vamos obtendo dados do consumidor que fazem com que entendamos os seus hábitos de consumo e possamos oferecer uma melhor experiência”
Por fim, vale reforçar que nós sabemos que apesar de diminuir o impacto das operações, essa é uma ação pequena diante de tudo que ainda precisa ser modificado a começar pelo consumidor, que precisa ter um olhar focado e uma decisão inteligente diante das escolhas de compra.
Por isso, te convidamos para mergulhar no consumo sustentável, conhecendo mais a fundo sobre as empresas antes de comprar. Para isso, você encontrará algumas listas públicas que oferecem mais informações como, por exemplo, a Bolsa de Valores e a CDP.